O homem que ficou milionário usando matemática na loteria
Um homem chamado Stefan Mandel ficou milionário usando matemática na loteria. Ele era um matemático e doutor em economia que utilizou seus conhecimentos para desenvolver um método para aumentar suas chances de ganhar na loteria. Mandel ganhou 14 vezes em diferentes países, acumulando um prêmio milionário [[1]](https://olhardigital.com.br/2023/12/31/ciencia-e-espaco/o-homem-que-ficou-milionario-usando-matematica-na-loteria/).
Mandel criou um algoritmo de escolha de números baseado em um método chamado "condensação combinatória". Ele dividia os números possíveis para a loteria em grupos de acordo com suas probabilidades de serem sorteados. Em seguida, gerava um número de bilhetes para cada grupo, aumentando assim a probabilidade de ganhar o prêmio máximo [[1]](https://olhardigital.com.br/2023/12/31/ciencia-e-espaco/o-homem-que-ficou-milionario-usando-matematica-na-loteria/).
Para conseguir comprar a quantidade de bilhetes necessária, Mandel contou com o apoio de diversos investidores. Ele também desenvolveu algoritmos para gerar e imprimir os bilhetes, já que algumas loterias permitiam essa prática na época [[1]](https://olhardigital.com.br/2023/12/31/ciencia-e-espaco/o-homem-que-ficou-milionario-usando-matematica-na-loteria/).
Mandel ganhou pela primeira vez na loteria na Austrália em 1987, levando um prêmio de 27 milhões de dólares australianos. Ele continuou usando seu algoritmo em diversos países, incluindo a Austrália, Nova Zelândia, Rússia e Estados Unidos, ganhando um total de 14 vezes, incluindo um prêmio máximo de 19 milhões de dólares americanos na loteria de Nova Jersey em 1992 [[1]](https://olhardigital.com.br/2023/12/31/ciencia-e-espaco/o-homem-que-ficou-milionario-usando-matematica-na-loteria/).
No entanto, nem sempre sua tática deu certo e ele enfrentou problemas. Em uma ocasião, sua equipe responsável por comprar os bilhetes perdeu o bilhete com os números corretos nos Estados Unidos. Mandel foi preso várias vezes, mas nunca foi condenado por fraude. Ele alegava estar usando suas habilidades matemáticas para aproveitar as probabilidades a seu favor [[1]](https://olhardigital.com.br/2023/12/31/ciencia-e-espaco/o-homem-que-ficou-milionario-usando-matematica-na-loteria/).
Em 2013, Mandel foi expulso dos Estados Unidos por violar as leis de imigração e atualmente mora em Vanuatu, uma pequena ilha no Pacífico [[1]](https://olhardigital.com.br/2023/12/31/ciencia-e-espaco/o-homem-que-ficou-milionario-usando-matematica-na-loteria/).
---
Learn more:
1. [O homem que ficou milionário usando matemática na loteria - Olhar Digital](https://olhardigital.com.br/2023/12/31/ciencia-e-espaco/o-homem-que-ficou-milionario-usando-matematica-na-loteria/)
2. [Como um aposentado usou a matemática para ganhar R$ 135 milhões na loteria - Época](https://oglobo.globo.com/epoca/mundo/como-um-aposentado-usou-matematica-para-ganhar-135-milhoes-na-loteria-24818640)
3. [Ele ganhou 70 vezes na loteria. E diz que pode te ensinar](https://www.terra.com.br/economia/loterias/ele-ganhou-70-vezes-na-loteria-e-diz-que-pode-te-ensinar,7a4241e2282bd410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html)

Comentários
Postar um comentário